quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

GABARITO - Regência verbal e nominal

Regência verbal e nominal
1A  2C  3E  4E  5D  6E  7D  8A  9A  10C  11C  12C

Gabarito - Concordância verbal e nominal

Concordância verbal
1D  2A  3D  4C  5A  6C  7C  8C  9B  10E

Concordância nominal
1E  2A  3C  4A  5D  6D  7E  8E  9E  10E
11E  12D  13C  14B  15C 16D 17C 18C 19C 20D
21A  22D  23B  24D  25B  26C

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Função do QUE/SE

FUNÇÕES DO "QUE" E DO "SE"

1. Funções do "que"

Funções morfológicas

A palavra que pode pertencer às seguintes classes gramaticais:

a) Substantivo
Há nisso um quê de mistério.

b) Pronome
- adjetivo interrogativo:
Que livros você leu? (= quais)
A que filme você assistiu ontem? (= qual)

- substantivo interrogativo:
O que viste na Bahia? (= que coisa)
De que elas estavam falando? (= que coisa)

- adjetivo indefinido:
Veja que horas são. (= quantas)

- substantivo indefinido:
Não compreendo por que não estudas. (= que motivo)

- relativo:
Os amigos que me restam são de data recente.

c) Preposição (equivalente à preposição de)
Você tem que comparecer à reunião.
Doença é pior que todas as coisas.

d) Advérbio de intensidade (refere-se a um adjetivo)
Que triste é a solidão! (=quão)
Que difícil foi o exame! (=quão)


e) Interjeição
Quê! Eles saíram!
Quê! Todos morreram!

f) Partícula expletiva (ou de realce)
Quase que ele morreu.
O último que chegar que feche a porta.

g) Conjunção subordinativa

- Integrante:
É justo que ele seja recompensado.
"Desconfiei de que você armava um plano qualquer."

- Final:
Faço votos que seja feliz.
Gritamos que ele parasse.

- Causal:
"Trevas, caí, que o dia é morto."
"Antes que cases, olha o que fazes, que não é nó que desates."

- Comparativa:
Os homens são mais ponderados que as mulheres.

- Temporal:
"Porém já cinco sóis eram passados que dali nos partíramos."

-Consecutiva:
Estudou tanto, que conseguiu a aprovação.
Tão penetrante foi seu olhar, que todos se calaram.

- Concessiva:
Velho que é, pratica esporte.
Muito que ele come, nunca engorda.
Que tenha estudado, não conseguiu aprovação.

h) Conjunção coordenativa

- Aditiva:
"Dize-me com quem andas, que te direi quem és."
"Maravilha feita de Deus que não de humilde braço."

- Explicativa:
Não corras, que podes morrer.
Não saiam, que vai chover.

- Adversativa:
Façam eles, que não eu.
"O medo guarda a vinha que não o vinheteiro."

- Alternativa:
Uma vez que outra, ele estuda.
Que permitam, que não permitam, irei vê-la.


Funções sintáticas

O pronome que pode desempenhar as seguintes funções sintáticas:

a) Sujeito
Há paixões que dominam os impérios.
"Quero ver do alto o horizonte,
Que foge sempre de mim."

b) Objeto direto
Sofro as penas que eu próprio busquei..
Os livros que compramos são interessantes.

c) Objeto indireto
A pessoa a que me referi, chegou.

d) Predicativo
"Não conheço que fui no que hoje sou."

e) Adjunto adnominal
A que filme você assistiu ontem?
Que horas são?

f) Complemento nominal
O projeto a que sou favorável é este e não aquele.

g) Adjunto adverbial
Esta é a escola em que estudo.

h) Agente da passiva
Encontrou-se a arma por que ela foi ferida.

2. Funções do "se"

Funções morfológicas

a) Conjunção subordinativa

- Integrante:
Não sei se vocês já leram Guimarães Rosa.

- Condicional:
Se você pretende ser universitário, estude.

- Concessiva:
"Se não teceu o Próprio enxoval, ganhou-o, fio a fio, no tear."

- Causal:
"Se a morte sabes dar com fogo e ferro,
sabe também dar vida com clemência."

b) Conjunção coordenativa alternativa
Se há lágrimas, se há risos, o amor brilha nos seus lábios.


c) Pronome (ou partícula) apassivador
Alugam-se apartamentos.
Nota-se que eles estão animados.

d) Partícula (ou índice) de indeterminação do sujeito
Vive-se bem.
Precisa-se de operários especializados.
Admira-se a estes poetas.

e) Parte integrante de verbo
Queixa-se sempre de sua falta de sorte.
Ele se arrependeu do tempo perdido.

f) Partícula expletiva ou de realce (junto a verbos intransitivos)
Ele riu-se e foi-se embora.
Passam-se as horas.


g) Pronome
- Reflexivo:
O presidente matou-se.
Ele feriu-se gravemente.

- Recíproco:
Os noivos abraçaram-se.
Mãe e filho deram-se as mãos.

Funções sintáticas

Como pronome, o se pode exercer as seguintes funções sintáticas:

a) Objeto direto
"Martinho se trancou por dentro, calado, esperando."

b) Objeto indireto
"O chefe reservou-se um objetivo ambicioso: a chaminé."

c) Sujeito (de uma oração infinitiva)
"Sofia deixou-se estar à janela."

Exercícios

1. Classifique morfologicamente a palavra que.
a) Era tão exagerada que despertava a atenção dos que passavam.
b) Suponhamos que isso é a verdade.
c) Antes magro no mato que gordo no papo de gato.
d) A lição tem um quê de difícil.
e) Não chores, meu filho, que vida é luta renhida.



2. Classifique morfologicamente a palavra se.
a) Castigaram-se os culpados.
b) Vive-se feliz.
c) Nada direi, se não me derem as garantias.
d) Os meninos esbofetearam-se.
e) Chega-se o prazo e passam-se os dias.
f) Perguntei se ele havia estudado.
g) Vende-se um carro antigo.


3. Classifique a palavra que em cada texto:
a) "Nos perigos grandes o temor é maior, muitas vezes, que o perigo."
b) "Um quê misterioso aqui me fala, aqui no coração."
c) "Não tenhas nada nas mãos nem uma memória na alma que, quando te puderes nas mãos o último óbulo, ao abrir-te as mãos nada te cairá."
d) "Grácil, curvada sobre os feixes de junco verde, a que se apóia, Salomé deita de comer aos peixes, que nas piscinas são relâmpagos de jóia."
e) "Sonho que sou um cavaleiro andante."
f) "Bate que bate e rebola as cadeiras."


4. Classifique a palavra se em cada texto:
a) "Para o economista, trata-se primeiro de um fenômeno quantitativo."

b) "Realizam-se as festividades de formatura. Os alunos abraçavam-se efusivamente. A confusão foi grande, a ponto de se exigir a presença do diretor. Ele se fez presente e tudo terminou bem."



5. Classifique as orações destacadas.

a) "Veja se o encontra depressa."
b) "Venha aqui se puder."
c) "Se chega na hora, não é repreendido"

Exercícios de revisão




EXERCÍCIOS DE REVISÃO


A- Sublinhe os verbos ou locuções verbais e separe as orações dos períodos.
1. Se a encontrar, dê-lhe o meu recado.
2. Nossa excursão vai atrasar, se você não chegar a tempo.
3. Se houvesse mais seriedade, haveria mais obras sociais.
4. Havia muita gente no parque.
5. Quando você sair, avise.

B- Separe e classifique as orações coordenadas abaixo:
1. Álvaro trabalha demais, portanto merece uma promoção.
2. O orador falou muito, no entanto disse pouco.
3. Compre a bicicleta, que seu filho ficará feliz.
4. Ora se abraçavam, ora brigavam.
5. Não ouvia as notícias, nem se importava com elas.
6. Apronte-se logo, que estamos atrasados.
7. O rapaz queria passar no teste, por isso estudou muito.
8. Olho para ela e não sinto nada.
9. Ele leu o jornal, mas não comprou.
10. Comporte-se ou saia da sala.

C- Destaque as orações principais e classifique as orações subordinadas abaixo:
1.Ela gritava como uma louca.
2. Cada detalhe foi planejado como diretor recomendou.
3. Há estatísticas que falseiam.
4. Ela se ofendeu, embora não tenha culpa.
5. Todos pensam que eu não me importo com as pessoas.
6. Aquelas são pessoas de quem não se pode esquecer.
7. A sua chegada era um evento tão esperado que ficamos muito emocionados.
8. O menino, que estava assustado, olhava para nós.
9. É importante que estudemos a matéria.
10. Quando a chuva passar, sairei.
11. Como combinamos, sairemos ao amanhecer.
12. O ideal é que você fique calado.
13. A família insistia em que a criança fosse internada.
14. Minha avó, na sua fé, acendia velas para quem precisasse.
15. O sociólogo estava esperançoso de que a pesquisa fosse financiada pelo governo.
16. Sabe-se que o jornal mentiu.
17. Comprarei o livro que foi adotado.
18. Os favelados esperam que o governo se manifeste em breve.
19. Como respondeu à questão, perdeu pontos no jogo.
20. Marcela era uma criança como todas as outras.

D- Indique a função sintática dos pronomes relativos a seguir:
1. A casa que foi vendida fica defronte ao mar.
2. É este o quadro que eu pretendia pintar.
3. Está é a casa cujas paredes estavam rachadas.
4. O livro do qual lhe falei está emprestado.
5. Aquele é o profissional do qual temos necessidade
6. A casa onde nasci está bem conservada.
7. Aprecio o aluno que você é.
8. Comprei este sapato que é bem caro.
9. Este é o cão por quem fui mordida.
10. Mangas são as frutas as quais apreciamos.

E- Reduza e classifique as orações subordinadas abaixo.
a. Como dava tantas aulas, não tinha tempo para família.

b. Se andarmos depressa, chegaremos a tempo.

c. O povo não entendeu as propostas que o governo apresentou.

d. Ninguém entendeu as informações que o manual continha.

e. Seu medo era que tirassem os brinquedos do lugar.


F- Desenvolva e classifique as orações reduzidas do exercício anterior.
a. Mesmo vencido, o lutador não se rendeu.

b. No final, eram muitas pessoas carregando embrulhos.

c. É importante perceber o limite de nossas ações.

d.Pensei não chegar cedo em casa.

e.Ao anoitecer, percorremos o caminho de volta.


G-Sublinhe as orações principais nos períodos abaixo:
a. Estavam ali os escritores premiando os vencedores do concurso.
b. Não consigo dormir sem antes ler alguma coisa.
c. Só vieram as pessoas chamadas por mim.
d. É preciso parar de fumar.
e. As meninas não sabiam escolher a própria roupa.

H- Classifique as orações reduzidas abaixo.

Descobrindo a rua, localizei a casa do ator.
Copie a oração principal.

Copie a oração
subordinada reduzida.

Escreva a oração
desenvolvida equivalente à reduzida.

Classifique a oração
desenvolvida.

Classifique a oração
reduzida.



Em São Paulo, chegam pessoas trazendo esperanças.
Copie a oração principal.


Copie a oração
subordinada reduzida.

Escreva a oração
desenvolvida equivalente à reduzida.

Classifique a oração
desenvolvida.

Classifique a oração
reduzida.



Alguns têm esperança de ter sua casa própria.
Copie a oração principal.


Copie a oração
subordinada reduzida.

Escreva a oração
desenvolvida equivalente à reduzida.

Classifique a oração
desenvolvida.

Classifique a oração
reduzida.










domingo, 7 de dezembro de 2008

Concordância verbal e nominal

Concordância verbal

................., no gramado de nossos estádios, talentos incomparáveis.

a) pode existir - falta
b) podem existir - falta
c) podem existirem - faltam
d) podem existir - faltam
e) pode existir - faltam

2 - Para os que estavam bem treinados, ................... alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas ................... para concluir o teste.

a) bastariam - seriam suficientes
b) bastariam - seria suficiente
c) bastaria - seria suficiente
d) bastaria - seriam suficientes
e) bastaria - seriam suficiente

3 - Já ................... hoje os três representantes da Argentina; ................... ainda os participantes que ................... do Uruguai.

a) chegou - restam - vem
b) chegou - resta - vem
c) chegaram - resta - vêm
d) chegaram - restam - vêm
e) chegaram - restam - vem

4 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:

a) Será que existe no Brasil autores tão importantes quanto ele?
b) Sairá amanhã os resultados do concurso.
c) Faltam só três minutos para o meio-dia.
d) Se ele fosse o diretor, não ocorreria tantas desistências.
e) Acho que convém medidas imediatas.

5 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta:

a) Acontecem, todos os dias, as mesmas complicações.
b) Geralmente cabe ao homem as primeiras iniciativas.
c) Não constava no edital as datas das provas.
d) Neste jogo vai terminar sobrando muitas cadeiras vazias.
e) Nem sempre ocorre, neste bairro, tantos assaltos como este mês.

6 - (Cesgranrio-RJ) - Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está errada:

a) Existem na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem.
b) Podem provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.
c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos.
d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados.
e) Possuem elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

7 - (Univ. Fed. BA) - Toda a verdade dos fatos ........., ainda que ........ as revelações.

a) será apurado - doa.
b) serão apurados - doa.
c) será apurada - doam.
d) será apurado - doa.
e) serão apurada - doam.

8 - (Univ. Fed. BA) - O meio passa a ter sentido graças às necessidades e aspirações do homem. Que valor .......... os bens materiais se não .......... as necessidades do homem e se não .......... aspirações?

a) teria - fosse - existisse
b) teriam - fossem - existisse
c) teriam - fossem - existissem
d) teria - fossem - existissem
e) teriam - fosse - existissem

9 - (UB-MG) - Nas duas margens, .......... relva abundante; contudo, lá onde .......... ervas perigosas, no matagal, é que .......... os bois e os cavalos.

a) crescem - existem - pastavam.
b) cresce - existem - pastavam.
c) cresce - existe - pastava.
d) cresce - existe - pastavam.
e) crescem - existe - pastava.

10 - (UB-MG) - Assinale a alternativa em que a concordância do verbo está ERRADA:

a) Acho que devem bastar duas colheres de açúcar.
b) Vão terminar acontecendo coisas desagradáveis.
c) Eles acham que pode ficar faltando uma dúzia de ingressos.
d) De fatos como esses decorre uma grande sensação de impunidade.
e) Deve ter sobrado uns cinco reais.

Concordância nominal


1
- (UELON-PR) – Está adequadamente flexionada a forma destacada na frase:
a) Ele não deixou satisfeito nem a crítica, nem o público.
b) Todos achamos difíceis, nas provas de Física e Matemática, a resolução das questões finais.
c) O sofá e a banqueta ganharam outro aspecto depois de consertado.
d) A culpa deles aparecia como que inscritas em suas feições, denunciando-os.
e) Ele considerou inúteis, na atual circunstância, as medidas que ela sugeria.

2 - Indique a palavra que completa corretamente a frase abaixo:
O júri achou ............................. os argumentos da defesa.
a) absurdos
b) absurdo
c) absurda
d) absurdas
e) absurdamente

3 - (INATEL) – Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada:
a) Submetia sua frieza a exagerada postura e controle.
b) Submetia sua frieza a postura e controle exagerados.
c) Submetia sua frieza a postura e controle exageradas.
d) Submetia sua frieza a exagerado controle e postura.
e) Submetia sua frieza a controle e postura exagerada.

4 - (FUNEC) – Assinale a alternativa que completa corretamente a frase:
.................................. as mudanças exigidas pelo diretor, ..................... a surgir os primeiros resultados no ensino.
a) Efetivadas, começaram;
b) Efetivado, começaram;
c) Efetivadas, começou;
d) Efetivado, começou;
e) Efetivada, começaram.

5 - (PUCCAMP) – A frase em que a concordância nominal está correta é:
a) A vasta plantação e a casa grande caiados há pouco tempo eram o melhor sinal da prosperidade familiar.
b) Eles, com ar entristecidos, dirigiram-se ao salão onde se encontravam as vítimas do acidente.
c) Não lhe pareciam útil aquelas plantas esquisitas que ele cultivava na sua pacata e linda chácara do interior.
d) Quando foi encontrado, ele apresentava feridos a perna e o braço direitos, mas estava totalmente lúcido.
e) Esses livro e caderno não são meus, mas poderão ser importante para a pesquisa que estou fazendo.

6 - (FAFIPAR) – Todas as alternativas, abaixo, estão corretas quanto à concordância nominal, exceto:
a) Conserve limpos as mãos e os pés.
b) O jovem, ao completar dezenove anos, deve estar quite com o serviço militar.
c) As edições extras dos jornais sempre trazem notícias interessantes.
d) No café da manhã deste hotel, servem-se geléia e pão torradinhos.
e) Deste lado da rua há menos casas, por isso precisamos ficar mais alerta.

7 - Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância nominal:
a) Os torcedores traziam em cada mão bandeira e flâmula amarela.
b) Um e outro aplicador indecisos desistiram do negócio.
c) Tinha as mãos e o rosto coloridos de púrpura.
d) Escolheste ótima ocasião e lugar para o churrasco.
e) Ele estava com o braço e a cabeça quebradas.

8 - Assinale a alternativa errada:
a) Ao voltar do passeio, encontrou o portão e a janela arrombados.
b) Os cavalarianos desfilavam com porte e garbo altivos.
c) O aluno destacava-se pelo raciocínio e objetividade aguçados.
d) Não podemos concordar com tantas máquinas e artifícios bélicos.
e) Belos poesias e discursos marcaram o encerramento do ano letivo.

9 - Assinale a alternativa errada:
a) O escritor e o mestre alemães admiravam o belo quadro.
b) Estudaram o idioma francês e espanhol.
c) O ministro e os deputados alagoanos votaram contra o projeto.
d) As opiniões e argumentos expostos não agradaram à platéia.
e) Considero fácil as questões e testes propostos na prova.

10 - (UNIMES) – Está perfeitamente correta a concordância nominal apenas na frase:
a) Eles se moviam meios cautelosos.
b) O relógio da igreja bateu meio-dia e meio.
c) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possíveis.
d) Os resultados falam por si só.
e) Chegada a sua hora e a sua vez, intimidou-se.

11 - (INATEL) – Fazia ............................... elogios, embora as saudações fossem agora ........................ enfáticas para uns e talvez ............................... evasivas para outros. A opção que completa corretamente as lacunas da frase acima é:
a) bastante / menos / meio;
b) bastantes / menas / meia;
c) bastante /menos / meia;
d) bastantes / menas / meio;
e) bastantes / menos / meio.

12 - (UNIV.EST.PARANAVAÍ) – Assinale a alternativa que preencha corretamente os espaços em branco:
"Ainda ............................ furiosa, mas com ..................................... violência, proferia injúrias ..................................... para escandalizar os mais arrojados."
a) meia – menas – bastantes;
b) meia – menos – bastantes;
c) meio – menos – bastante;
d) meio – menos – bastantes;
e) meia – menas – bastantes.

13 - (UNIV. MARÍLIA) – Assinale a alternativa em que há erro de concordância nominal:
a) Com opinião e propostas claras desfez as dúvidas que pairavam sobre a questão.
b) Tenho por mentirosos o réu e seu cúmplice.
c) Por que os namorados preferem andar só, detestando as companhias?
d) Sua atitude, seu olhar, seu gesto suspeito chamou a atenção da polícia.
e) Não temos razões bastantes para impugnar sua candidatura.

14 - (UNOPAR) – Assinale a alternativa em que a concordância nominal está de acordo com a norma culta.
a) A moça mesmo me disse que andava meia aborrecida com a vida.
b) O Presidente visitou as novas instalações da escola. Sua Excelência estava bem disposto e bem-humorado.
c) A declaração de bens foi mandada anexo ao processo, pode verificar.
d) Sabemos que é necessário a paciência da mãe para suportar manha de criança.
e) Consegui comprar o que queria: um carro zero e um terreno próximos à praia

15 - (UNIV. MARÍLIA) – Assinale a alternativa gramaticalmente incorreta.
a) Todos, parentes, amigos e vizinhos permaneceram juntos.
b) Seguem inclusas as certidões solicitadas.
c) As alunas foram ao teatro juntas com o professor de Educação Artística.
d) Patrícia e Luís, esquecidos de si próprios, cuidavam da filha.
e) Muito obrigados ficamos a você, por acompanhar-nos ao local do vestibular.

16 - (ACAFE) – Preencha as lacunas das frases abaixo.
Vocês estão ............................. com a tesouraria.
As janelas ................................... abertas deixavam entrar a leve brisa.
Vai .......................... à presente a relação dos livros solicitados.
As matas foram ................................. danificadas pelo fogo.
É ...................... a entrada de animais.

A alternativa contendo a seqüência verdadeira, de cima para baixo, é:
a) quite – meia – anexa – bastantes – proibida;
b) quites – meia – anexa – bastantes – proibida;
c) quite – meio – anexo – bastante – proibido;
d) quites – meio – anexa – bastante – proibida;
e) quites – meio – anexo – bastante – proibido.

17 - Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância.
a) No calor, água é bom para refrescar.
b) Deficiências de verbas não é o suficiente para desencorajar novas atividades técnico-científicas.
c) Sambistas os mais brilhantes possível participaram dos desfiles.
d) Houve atitudes o mais belas possível.
e) Houve atitudes as mais belas possíveis.

18 - Assinale a alternativa em que a frase está gramaticalmente correta quanto à concordância nominal.
a) Eles estão só.
b) Não gostei dos seus ternos azul-celestes.
c) Pimenta não é bom, mas no momento é prato propício.
d) Vendeu dois meio ingressos para o teatro.
e) Só as meninas estão meias sonolentas.

19 - (UNIV. EST. PARANAVAÍ) – Assinale a alternativa incorreta quanto à concordância nominal:
a) Foram previstas grandes safras para o próximo ano.
b) O juiz deu por terminada a audiência e foi para a outra sala.
c) Todas as estatísticas que comprovam meus argumentos estão anexas a esta monografia.
d) Não revele tais segredos. Ainda é necessário essa discrição.
e) Entretidos com seus brinquedos, Guido e suas irmãs nem olharam para mim.

20 - (UNIV. FED. VIÇOSA) – Assinale a alternativa em que o vocábulo destacado, segundo a norma gramatical, poderia igualmente aparecer flexionado em outro gênero.
a) "... permite que uns meninos boêmios e esquisitos toquem música [...] nas suas missas."
b) "... começa a [...] abrir novas portas e janelas."
c) "... e também pelas minhas leituras e opiniões."
d) "... nós apegávamos a tesouros e pompas terrenos."
e) "Esse é o caso de muitos escritores e pensadores católicos..."

21 - (CONS. DE MÚSICA DE NITERÓI) – Observe a concordância.
1) Entrada proibida.
2) É proibido entrada.
3) A entrada é proibida.
4) Entrada é proibido.
5) Para quem a entrada é proibido?

a) a 1 e a 5 estão erradas.
b) a 4 e a 5 estão erradas.
c) a 2 está errada.
d) todas estão certas.
e) a 2 e a 5 estão erradas.

22 - (FUND. EST. DE MATO GROSSO) – Todas as alternativas estão corretas quanto à concordância nominal, exceto em:
a) Todos os executivos da empresa optaram por champanha francês.
b) Homens e mulheres sindicalizados reivindicavam segurança no trabalho.
c) É proibido entrada de pessoas não identificadas naquele recinto.
d) O garimpeiro comemorou a descoberta de quinhentas gramas de ouro.
e) Durante o debate, a plenária permaneceu meio silenciosa.

23 - (UNIV. EST. CEARÁ) – Está consoante a norma culta a concordância em:
a) Há menas campanha de opinião pública.
b) É necessário disposições para a preservação da vida.
c) As crianças são bastantes purificadas.
d) A loucura entra através dos fatos, das imagens e da comunicação modernas.

24 - (FUND. ED. MACHADO SOBRINHO) – Leia as frases abaixo:
I – Tomou meio copo de cerveja.
II – Fiquei meio confuso com o ocorrido.
A palavra meio é, respectivamente:
a) substantivo e advérbio;
b) substantivo e adjetivo;
c) substantivo e numeral;
d) adjetivo e advérbio;
e) advérbio e substantivo.

25 - (UNIV. PASSO FUNDO) – Ela ..................... nos confessou que a discussão entre os dois estava ................. áspera, por isso saiu ....................... constrangida.
a) mesma / meia / todo;
b) mesma / meio / toda;
c) mesma / meio / todo;
d) mesmo / meia / toda;
e) mesmo / meio / todo.

26 - (FAFIPAR) – "... o outro guardou a arma, meio desajeitado..."
A palavra meio, quando advérbio, é invariável; quando adjetivo, é variável e concorda com o substantivo a que se refere.
Ocorre o mesmo com as palavras, exceto:
a) bastante
b) melhor
c) menos
d) caro
e) pouco

Regência verbal e nominal

Regência Verbal e Nominal – Exercícios

1. (UFPA) Assinale a alternativa que contém as respostas corretas.


I. Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família.
II. Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro.
III. Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde.
IV. Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.

a) II, III, IV
b) I, II, III
e) I, III, IV
d) I, III
e) I, II

2. (UFAM) Assinale o item em que há erro quanto à regência:

a) São essas as atitudes de que discordo.
b) Há muito já lhe perdoei.
c) Informo-lhe de que paguei o colégio.
d) Costumo obedecer a preceitos éticos.
e) A enfermeira assistiu irrepreensivelmente o doente.

3. (UNIMEP-SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir como conseqüência”, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em:

a) Quando era pequeno, todos sempre implicaram comigo.
b) Muitas patroas costumam implicar com as empregadas domésticas.
c) Pelo que diz o assessor, isso implica em gastar mais dinheiro.
d) O banqueiro implicou-se em negócios escusos.
e) Um novo congelamento de salários implicará uma reação dos trabalhadores.

4. (FMU-SP) Assinale a única alternativa incorreta quanto à regência do verbo.

a) Perdoou nosso atraso no imposto.
b) Lembrou ao amigo que já era tarde.
c) Moraram na rua da Paz.
d) Meu amigo perdoou ao pai.
e) Lembrou de todos os momentos felizes.

05. (FGV-SP) Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal.

a) Os padres das capelas que mais dependiam do dinheiro desfizeram-se em elogios à garota.
b) As admoestações que insisti em fazer ao rábula acabaram por não produzir efeito algum.
e) Nem sempre o migrante, em cujas faces se refletia a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.
d) Era uma noite calma que as pessoas gostavam, nem fria nem quente demais.
e) Nem sempre o migrante, cujas faces refletiam a angústia que lhe ia na alma, tinha como resolver a situação.

06. (UFG) Indique a alternativa correta.

a) Sempre pago pontualmente minha secretária.
b) Você não lhe viu ontem.
e) A sessão fora assistida por todos os críticos.
d) Custei dois anos para chegar a doutor.
e) O ideal a que visavam os parnasianos era a perfeição estética.

07. (UFSCar-SP) Assinale a alternativa correta quanto à regência:

a) A peça que assistimos foi muito boa.
b) Estes são os livros que precisamos.
c) Esse foi um ponto que todos se esqueceram.
d) Guimarães Rosa é o escritor que mais aprecio.
e) O ideal que aspiramos é conhecido por todos.

08. (Mack-SP) Assinale a alternativa incorreta quanto à regência verbal:

a) Ele custará muito para me entender.
b) Hei de querer-lhe como se fosse minha filha.
c) Em todos os recantos do sítio, as crianças sentem-se felizes, porque aspiram o ar puro.
d) O presidente assiste em Brasília há quatro anos.
e) Chamei-lhe sábio, pois sempre soube decifrar os enigmas da vida.

09. (CEFET-PR) Assinale a alternativa que apresenta incorreção quanto à regência:

a) Nós nos valemos dos artifícios que dispúnhamos para vencer.
b) Ele preferiu pudim a groselha.
c) O esporte de que gosto não é praticado no meu colégio.
d) Sua beleza lembrava a mãe, quando apenas casada.
e) Não digo com quem eu simpatizei, pois não lhe interessa.

10. (Conc. Investigador de Policia) Assinale a alternativa que apresenta um desvio em relação à regência verbal.

a) Simpatizei com toda a diretoria e com as novas orientações.
b) Há alguns dos novos diretores com os quais não simpatizamos.
c) A firma toda não se simpatizou com a nova diretoria.
d) Somente o tesoureiro não simpatizou com a nova diretoria.

11. (Conc. Escrivão de Polícia) Assinale a alternativa em que o significado do verbo apontado entre parênteses não corresponde à sua regência.

a) Com sua postura séria, o diretor assistia todos os funcionários dos departamentos da empresa. (ajudar)
b) No grande auditório, o público assistiu às apresentações da Orquestra Experimental. (ver)
c) Esta é uma medida que assiste aos moradores da Vila Olímpia. (caber)
d) Estudantes brasileiros assistem na Europa, durante um ano. (observar)

12. (Conc. Analista de Sistemas - Banco Central) Os trechos a seguir constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de regência.

a) Desde abril, já é possível perceber algum decréscimo da atividade econômica, com queda da produção de bens de consumo duráveis, especialmente eletrodomésticos, e do faturamento real do comércio varejista.
b) Apesar da queda da inflação em maio, espera-se aceleração no terceiro trimestre, fenômeno igual ao observado nos dois últimos anos, em decorrência da concentração de aumentos dos preços administrados.
c) Os principais focos de incerteza em relação às perspectivas para a taxa de inflação nos próximos anos referem-se a evolução do preço internacional do petróleo, o comportamento dos preços administrados domésticos e o ambiente econômico externo.
d) Desde maio, porém, entraram em foco outros fatores: o racionamento de energia elétrica, a intensificação da instabilidade política interna e a depreciação acentuada da taxa de câmbio.
e) A mais nova fonte de incerteza é o choque derivado da limitação de oferta de energia elétrica no País, pois há grande dificuldade em se avaliar seus efeitos com o grau de precisão desejável.
(Trechos adaptados do Relatório de Inflação - Banco Central do Brasil, junho de 2001- v. 3, 1° 2, p. 7 e 8)